A visita a exposições culturais está cada vez mais presente no rol das opções de educação e entretenimento da vida contemporânea e, assim como o teatro, o cinema e a literatura, vem contribuindo para a formação cultural dos indivíduos.
Mostras de arte, ciências e assuntos tão variados quanto futebol, musica, brinquedos e costumes são hoje objetos de consumo de uma sociedade aparentemente tão mais curiosa quanto mais bombardeada por informação. Realizadas em espaços diversos como museus, centros culturais, galpões pré-fabricados e shoppings centers, as exposições culturais vêm atraindo dezenas de milhões de pessoas pelo mundo afora nos últimos 20 anos.
A expografia é a linguagem da exposição, a maneira que a escrita desse texto tridimensional e multissensorial se realiza, a partir de elementos dados, como o acervo e a arquitetura, e de outros eleitos. Como cenografia, gráficos, cores, iluminação e, mais recentemente, suportes interativos. Quanto melhor for a solução expografica - quanto mais adequada ao conteúdo e envolvente na forma e no percurso – tanto melhor terá cumprido seus objetivos recorrentes de entreter, informar e emocionar o público.
Nosso objetivo, ao desenvolver projetos para mostras e exposições com as mais variadas características, é justamente inserir estes projetos personalizados nesse cenário e contribuir para que cumpra seus objetivos artísticos, sociais e culturais. |